Tendências: As cores do Turismo – uma ideia de marketing

As cores estiveram sempre ligadas a algo com significado mais pessoal, e cada vez mais se estuda a sua importância para os consumidores. As neurociências e o marketing estão cada vez mais próximos, e os seus principais investigadores a nível mundial publicam livros e são efectuados estudos sobre neurociências e o marketing dos produtos e serviços. A indústria publicitária, através do “neuromarketing turístico” está, por exemplo, a tirar partido das cores para conhecer melhor os sentimentos do consumidor. É neste contexto que as cores no Turismo assumem cada vez mais relevância no cromatismo das campanhas de promoção turística.
O efeito visual gerado por certos tons é fundamental quando o cliente está a decidir entre um produto ou outro. De facto, num estudo realizado pelo Color Marketing Group concluiu-se que 93% das pessoas baseiam a sua decisão de compra em relação à aparência visual do produto ou até da própria empresa. Não nos esqueçamos, por exemplo, que os denominados “ecopontos” têm cores associadas.
Talvez estas análises tenham dado lugar a novos tipos de Turismo associados ou relacionados com uma cor específica. Um dos mais conhecidos e imediatamente apercebido por qualquer consumidor é o Turismo verde, graças à sua afinidade com a ecologia e a natureza.
Os estudos já realizados determinam uma tendência para estabelecer uma relação sensorial entre diversos tipos de Turismo e as cores que lhes podemos associar, tais como:
Turismo verde
O Turismo de massas não faz parte deste tipo de Turismo, pelo contrário, o Turismo verde destina-se a viajantes que se preocupam com o ambiente e são praticantes fiéis do ecoturismo.
Turismo laranja
Está intrinsecamente relacionado com a cultura, identidade e criatividade, e procura uma gestão turística responsável do património cultural e histórico dos sítios emblemáticos de cada destino.
Turismo branco
As actividades relacionadas com a neve e tudo o que gira à sua volta estão na agenda do Turismo branco. Ultimamente tem crescido uma nova onda de caracter holístico que faz incluir na relação com esta cor o Turismo espiritual.
Turismo negro
Também conhecido como “Dark” Turismo. As actividades deste tipo de Turismo estão associadas à guerra, tragédia, lendas, vampiros e morte. No entanto, a sua real importância está centrada no valor histórico dos factos narrados e/ou acontecimentos estranhos não explicáveis, que perduraram no tempo.
26 Outubro 2021